domingo, 28 de julho de 2013

XVI Encontro Estadual de Funcionários da Educação da Bahia

Foi realizado nos dias 19 e 20 de julho, o 16º encontro Estadual dos Funcionários da Educação, da rede estadual – e municipal – na cidade de Maracás, a 400 quilômetros de Salvador, com a presença de 650 delegados de 75 municípios do Estado da Bahia.
No início tivemos apresentação do grupo cultural Craquis com declamações de poesia, e logo a seguir o monólogo apresentado por uma professora da cidade de Camacan, representando a figura do índio.
Depois foi formada a mesa de abertura com Sra. Edna Souza Leal Fontes, secretária de Educação do Município; professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato; Nivaldino Felix, diretor de imprensa da APLB coordenador do DEFE-Bahia; Dilma Santana, diretora Regional APLB; professora Marinalva Lima (Dina ), diretora da APLB, e o professor Feliciano de Almeida Cunha, diretor da Delegacia Sindical Nascente do Jequiriçá.
Em seguida, o professor Rui Oliveira fez uma análise da conjuntura quando abordou diversos aspectos do mundo globalizado.
Seguindo a programação, o assessor técnico da APLB, Joel Câmara, falou sobre a importância dos planos de cargos e carreira unificados para a categoria, alertando para alguns aspectos da Lei 12014.
Em seguida o professor Lourenço Dias mostrou a importância do Profuncionário para a evolução dos não docentes na carreira, e em seguida sugeriu a diminuição da carga horária do curso de 1260 horas para 800 horas, e propõs um curso de qualificação para aqueles que, por alguma razão, não podem fazer o Profuncionário.
Outro palestrante, Edimilson Almeida, técnico em educação, abordou também diversos aspectos do Profuncionário, indicando os endereços para convênios das prefeituras com os institutos federais e falou da importância do curso.
À noite, a APLB, núcleo local, agraciou as delegações com um forro pé de serra.
No dia 20, foi feita uma caminhada até a feira da cidade, com a presença de mais de 400 funcionários. A animação do povo deu mais brilho ao evento, o que animou a cidade de Maracás de temperatura fria.
Em seguida tivemos os temas das oficinas, iniciando pelo professor Noildo que falou sobre a previdência pública, quando aconselhou os municípios a fugir da previdência privada, que, segundo ele, é um engodo.
A professora Olivia Mendes abordou questões como a saúde física e mental dos trabalhadores em educação, didaticamente mostrou os cuidados que os funcionários devem ter na execução de suas tarefas, abordou aspectos do assédio moral, quando foi muito aplaudida pelos presentes.
A professora Gercyljalda falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis, dando ênfase a questão da prevenção, mostrando didaticamente como as mulheres e homens devem usar a camisinha no ato sexual. A professora Valdice falou da Conferência Estadual do Meio Ambiente , assim como a Conferência Nacional do Meio Ambiente, e a importância disso para o planeta.
Em seguida, a professora Ana Angélica fez explanação sobre a violência contra a mulher e as medidas que devem ser tomadas por elas, exaltando a Lei Maria da Penha. As professoras foram bem aplaudidas.
A professora Hercia Azevedo falou sobre gestão pública, abordando o tema didaticamente, mostrando o papel do gestor e repudiando a figura do diretor mandão e centralizador. Foi muito aplaudida
Por último, o professor Valdir falou sobre as novas tecnologias na educação, o profissionalismo na escola e a importância disso para a educação.
Em seguida tivemos a votação das propostas:
1-FIM DAS TERCEIRIZAÇÃO
2-REDUÇÃO DA CARGA h=HORÁRIA JÁ PARA FUNCIONÁRIO
3-PAGAMENTO DO PISO SALARIAL PARA OS FUNCIONÁRIOS CONCLUÍRAM O CURSO
4-UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO FIZERAM O PROFUNCIONÁRIO.
5-CONSTRUÇÃO DE UMA CANDIDATURA DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO
6-IMPLEMENTAR EM TODOS OS MUNICÍPIOS PLANO DE CARGO E CARREIRA UNIFICADO
7-IMPLEMENTAR EM TODOS OS MUNICÍPIOS O PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO
8- CRIAÇÃO DE UM DEPARTAMENTO DE FUNCIONÁRIO EM NÍVEL ESTADUAL
9- LUTAR PARA ACABAR COM AS HUMILHAÇÕES SOFRIDAS POR FUNCIONÁRIOS NAS ESCOLAS
10- CONCURSO PÚBLICO PARA FUNCIONÁRIOS
11-VOLTA DO PERCENTUAL DE 100% DO CET.
12- PAGAMENTO DA GRATIFICAÇÃO DE PERIFERIA PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM EM ESCOLAS DE RISCO.
13- MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO
14- PRÓXIMO ENCONTRO SERÁ NA CIDADE DE ILHÉUS, EM 2014
Rosângela Secretária da Escola Ramiro Berbert e Glaudinéa Moraes Diretora do Sindicato de Ibicaraí
Plenária do Encontro Estadual de Funcionários em Maracás
Grupo Cultural Craquis


APLB de Camacã
Edna Souza Leal Secretária de Educação de Maracás

Profº Rui Oliveira  Coordenador Geral da APLB - Sindicato da Bahia

Nivaldino Féliz: Diretor do Departamento de Funcionários da APLB - Sindicato

Dilma Santana: Diretora regional da APLB - Sindicato
Marinalva Lima; Diretora da APLB - Sindicato de Maracás


Delegacia regional de Itabuna reunida em Maracás

Teonia souza(Sindicato de Itapitanga), Netânia(Sindicato de Almadina) Glaudinéa Moraes(Sindicato de ibicaraí), Amiralda Alves(Sindicato de Floresta Azul),Cristiana Rocha(Sindicato de Santa Cruz da Vitória)
Prefeito Municipal de Maracás


Noildo Diretor de Organizações da APLB - Sindicata

Professora Olívia Mendes

Artista da Terra de Maracás

Nenhum comentário:

Postar um comentário